O Projeto

O Mapa Gentil é um projeto cultural de arte e educação que tem como principal objetivo estimular um olhar criativo sobre a cidade do Distrito Federal e entorno por meio de diversas linguagens artísticas. O grafite, o stencil, a pintura, a palavra e a poesia são as usadas ferramentas para criar instalações e performances em variados cenários urbanos. As ações propostas pelo Projeto buscam a inserção democrática da arte no cotidiano das pessoas, ressignificando o espaço coletivo, embelezando muros, ruas e prédios. Dessa forma, o Mapa Gentil propõe um diálogo entre os indivíduos e o seu espaço, estimulando a reflexão sobre a sociedade e as relações humanas, promovendo a conscientização para o bem comum, e integrando cidade, coletivo e arte.

Todas as obras do Mapa Gentil são desenvolvidas por meio de oficinas criativas com a participação de artistas convidados, escolas parceiras e comunidade. Através do programa educativo, jovens e comunidade são incentivados a tomar iniciativas que colaborem com a transformação do espaço escolar e lugares próximos a ele, promovendo a valorização do bairro e estimulando o turismo, a responsabilidade social e a cidadania. O Projeto está na quarta edição, e já conta com uma galeria a céu aberto de 240 obras espalhadas pelas cidades de Taguatinga, Ceilândia, Riacho Fundo e Samambaia, produzidas durante os anos de 2012, 2013, e 2014.

O projeto trabalha com um tema específico todos os anos, que serve como guia para as mediações propostas. Nas duas edições passadas os temas abordados foram: Plante Gentileza (2012), O Mundo é uma Escola (2013) e A Natureza das Coisas (2014). Esse ano, o tema a ser trabalhado será “Arte Urbana de Trânsito”, uma proposta de diálogo sobre questões sociais, humanas, filosóficas e ecológicas por meio de placas de trânsito. Essa ideia servirá de chave para impulsionar novas ideias e maneiras de pensar, criticar, sentir, refletir e agir de forma positiva, criando soluções criativas e estimulando o uso da arte de maneira construtiva.

Esta edição conta com o patrocínio da SECRETARIA DE CULTURA, via LEI DE INCENTIVO A CULTURA que viabilizou a empresa OI a apoiar o projeto por meio da isenção fiscal. Foram realizadas oficinas de arte urbana ministradas pela artista Janaína André com a utilização de jogos criativos. Os jogos são inovadores mecanismos que colaboram para a aprendizagem colaborativa de forma lúdica e criativa. O jogo Trinca Social estimula o pensamento crítico, a reflexão de contexto e a geração de ideias para problemas que atingem a sociedade.

As oficinas criativas estão sendo oferecidas na escola CEMAB em Taguatinga, parceira do projeto em 2014. A inauguração da galeria ARTE URBANA EM TRÂNSITO será feita dia 28 de Novembro às 10h na Praça do Relógio em Taguatinga Centro. Uma bela apresentação do grupo Vocalize será feita  ao lado da estação de metrô e será aberta ao público.

escreva para contato@mapagentil.com


 

logos 2015-02

 



Se gostou, compartilhe!!!

Todos os direitos reservados Mapa Gentil 2015