Sua historia

Trajeto

A partir da união do coletivo, por meio da arte, galerias a céu aberto são compostas pelo público, que não somente tem a oportunidade de contemplar as obras resultantes desse processo, mas as produz, vivenciando a manifestação artística.

Através de oficinas educativas, professores são sensibilizados e tornam-se multiplicadores, articulando as temáticas descritas aos seus projetos pedagógicos, gerando um círculo virtuoso de interação entre escolas e comunidades.

Por meio de ações criativas, estudantes participam de debates, aprendem técnicas variadas e pensam sobre a sociedade e seu posicionamento frente a ela, engendrando uma cosmovisão crítica na juventude contemporânea.

Através do convite de coloração, artistas de rua são convidados a compartilharem suas experiências e generosamente aprendem com os mais novos, repensam seu trabalho e expõem o resultado desse encontro com os alunos.

Por todo este caminho, as múltiplas inteligências convergem transdisciplinariamente e constroem um saber compartilhado que se expande ao associar-se com outros indivíduos, formando redes de saberes e fazeres colaborativos.

O estímulo á expressão dos jovens se revela como um motor de mudanças e o fortalecimento dos laços entre as pessoas envolvidas desponta como uma semente que possibilita a expansão do projeto por meio da formação de multiplicadores.

O que um dia foi visto pelo senso comum como uma utopia, é enxergado por nós como o mecanismo de mudança da realidade: a mobilização social pode ser construída através da arte contemporânea como forma de educação pública.

O tema escolhido em 2012 para a primeira edição do projeto – PLANTE GENTILEZA – deu partida em nossa jornada e segue norteando nossa trajetória em direção a uma comunicação social praticada como amor ao próximo, mantendo a ideia de reciprocidade onde tudo que se planta, colhe.

Em 2013, optamos como tema a afirmação do Profeta O MUNDO É UMA ESCOLA no intuito de romper com o muro ilusório da escola e possibilitar a interação da mesma com o mundo, onde todos estão sempre aprendendo.

Em 2014, A NATUREZA DAS COISAS serviu para uma investigação sobre as essências por trás das “coisas”, estimulando um olhar e reflexão de como o mundo funciona, o que por trás da identidade, dos locais, eventos e tudo ao redor.

Em 2015, fizemos uma edição especial no Trânsito, foram espalhadas 30 placas nas ruas de Taguatinga. Por meio de oficinas criativas o jogo Trinca Social estimulou a criação de placas que destacavam soluçõe spara problemas sociais vividos em sociedade.

MAPA GENTIL sempre se inspira na própria vida e trabalha na dinâmica de pessoas, espaços, lugares e memória.



Se gostou, compartilhe!!!

Todos os direitos reservados Mapa Gentil 2015