Oficinas 2013

OFICINAS REALIZADAS EM 2013
 
 
1. Oficina de Graffiti com Jú Borgê

 Juliana Borgê é Artista plástica. Iniciada pela costura, passou para o desenho ainda pequena e,  em seguida, descobriu o grafitte. E nele, também se descobriu. Com o seu trabalho, Juliana insere um universo de delicadeza em meio ao caos das ruas. Atua em diferentes suportes, agregamentos de matérias, figurações,comportamentos envolventes de linhas. Tentativas de um processo de resignificação, para o despertar  do olhar.

 
SERVIÇO:

LOCAL: SALA DE ARTES CÊNICAS CEMEIT – TAGUATINGA

DATA: Terças- feiras – MAIO – dias 07, 14, 21 e 28; JUNHO – dias 04 e 11.

HORÁRIOS:  8:00 às 11:30 hs.

2. OFICINA DE PALAVRA E POESIA COM GÉRSON DEVERAS                                                                                                                                     

“Fazer o bem olhando a quem, só pra ver o bem que fazer bem faz”, estas são palavras de Gérson Deveras, fazedor de multi-arte brasiliense (poeta, cantor, compositor, vídeo-maker, performer e dj) e oficineiro do MP de Palavra e Poesia. Sua ligação com a poesia veio por intermédio de seu pai. Segundo ele, por ser tênue a divisão entre palavra escrita e cantada para começar a fazer música foi um pulo.

Nas oficinas, Gérson irá trabalhar desde o haicai (estilo de poesia japonesa que valoriza a concisão e a objetividade), passando pelo tanka (que é um outro estilo de poesia japonesa, com 5 versos), a poesia dadaísta (precursor do surrealismo), o modernismo brasileiro, a poesia beatnik (um movimento comportamental, aquém de literário) e a poesia marginal (cujo enfoque será a geração mimeógráfo, que usava meios alternativos de difundir sua poesia), entre outros.

SERVIÇO:

LOCAL: SALA DE ARTES CÊNICAS CEMEIT – TAGUATINGA

DATA: Segundas e Quartas, JUNHO – dias 03, 05, 10, 12, 17 e 19.

HORÁRIOS: 13:30 às 17:00

3. OFICINA DE CRIAÇÃO DE PERSONAGEM COM PEDRO SANGEON

Nesta Oficina vamos aprender o caminho (e os atalhos!) para confeccionar  um Personagem ( símbolo e/ou ícone gráfico), para usá-lo como Arte e Intervenção Urbana.  Vamos ter a oportunidade também de criar um arquivo temático pessoal, com as questões sociais, humanas e filosóficas mais inquietantes para cada um – a alma do Personagem. Encontrar soluções criativas, idéias, formas que fazem pensar, criticar, refletir; enfim, diálogos que criem um contato direto e impactante com a sociedade.

Pedro Sangeon é Artista Multi-mídia e Investigador e Meditador. Durante os últimos anos, desenvolveu vários personagens para diferentes projetos artísticos, quadrinhos, contos e tirinhas. É o autor da tirinha de humor GURULINO, difundida já em vários países e um sucesso hoje na net e Facebook. Foi concebida em 2010, baseada em histórias reais, profundas e divertidas, vividas pelo próprio autor, em seus anos de viagem em contato com monges, mestres e gurus. Gurulino é reconhecido por seu humor espiritual e ao mesmo tempo espirituoso.

SERVIÇO:

LOCAL: SALA DE ARTES CÊNICAS CEMEIT – TAGUATINGA

DATA: Quintas – feiras . MAIO – dias 23 e 30 ; JUNHO – dias 06, 13, 20  e 27.

HORÁRIOS: das 13:30 às 17:00

 4. OFICINA DE INSTALAÇÃO e INTERVENÇÃO URBANA COM ANTONIO BIANCHO e JANAÍNA ANDRÉ 

 A oficina de instalação e Intervenção Urbana propõe uma aproximação de estudantes do Ensino Médio com a Arte Contemporânea por meio de uma abordagem da Arte Pública utilizando diferentes materiais e suportes urbanos. A oficina é teórico-prática e faz a articulação da proposta do projeto Mapa Gentil, com uma poética plástica visual coletiva a ser construída no curso. As rua do Centro de Taguatinga e a Praça do Relógio, serão abordadas como espaço interventivo e “Lugar poético” para um experimento instalacional de arte no espaço público da cidade.

A oficina de instalação tem como objetivo propiciar reflexões a cerca do mundo da arte contemporânea e da sua abordagem no espaço coletivo, público das ruas do centro de Taguatinga.

As proposições artísticas feitas pelos cursistas serão elaboradas a partir de suas relações dialógicas/críticas com esse espaço, observando e refletindo a respeito das questões cotidianas nas quais perpassam os estímulos culturais visuais urbanos, os direitos humanos e sociais, tomados como potentes matérias e temas sensíveis geradores de conceitos e sentido(s).

Antônio Bianco e Janaína André são integrantes do Projeto de Arte ENTORNO que trabalha com Intervenções Urbanas desde 2001. Janaína é diretora do projeto Mapa Gentil e acredita que a arte e a educação são capazes de transformar as realidades individuais e coletivas. Nas oficinas, a artista plástica fará uma introdução sobre o exercício do olhar sobre suportes urbanos tais como placas de trânsito, faixas de pedestres, suportes publicitários, objetos cotidianos e utilitários ressignificados no espaço urbano.

 
SERVIÇO:

LOCAL: SALA DE ARTES CÊNICAS  do CEMEIT- Taguatinga

DATA:  Terças e Quintas, de 30 de Julho a 22 de Agosto.

HORÁRIOS: das 14:00 às 17:00 hs