Oficinas 2014

O projeto educativo cultural MAPA GENTIL 2014, oferece várias oficinas gratuitas de Intervenção Urbana, que nesta edição do projeto se realizarão nos meses de fevereiro, março e abril. Nesses encontros, os alunos terão a oportunidade de desenvolver diferentes linguagens artísticas dentro da temática proposta: “A natureza das Coisas”. As obras produzidas serão instaladas nas cidades administrativas de Taguatinga, Ceilândia, Riacho Fundo e Samambaia. Para participar, os alunos devem preencher uma ficha de inscrição e enviar para comunicacao@mapagentil.com.br .No total serão disponibilizadas 30 vagas que serão preenchidas por jovens acima de 14 anos de idade e pela comunidade em geral.

A seleção está sendo feita conforme, o compromisso de comparecimento aos três meses de oficina, que acontecerão sempre as terças e quintas, das 14:00 às 17:30. A confirmação dos contemplados é divulgada em nosso site e repassada para o e-mail pessoal dos selecionados.  Nesta edição do Mapa Gentil, as oficinas criativas estão sendo ministradas na sede Jovem de Expressão na Praça do Cidadão situada em Ceilândia Norte EQNM 18/20.  A aula inaugural aconteceu no dia quatro de fevereiro.

 

OFICINAS 2014

 

 1. OFICINA DE POESIA ATIVISTA COM MARINA MARA

marinamara-4847Se a Poesia fosse um remédio, o que ela curaria? A oficina tem como foco trabalhar a poesia em diversos formatos para fins de lapidação social e humana. Seja por meio de intervenções urbanas, palavra escrita ou poesia falada, a oficina trabalhará com os participantes algumas formas de expressão poéticas experimentadas pela artista em seus projetos pelo Brasil. Marina Mara é formada em Comunicação, mas, em 2008, ao lançar seu primeiro projeto poético, o Sarau Sanitário, Marina tomou uma importante decisão: “viver de poesia”. Em 2005, venceu seu primeiro concurso literário, e não parou mais, participando de inúmeros projetos relacionados a essa arte criativa. Em  2012, Marina produziu a Parada Poética, dez horas de arte reunindo cerca de cinquenta artistas em um palco-caminhão para celebrar o Dia Mundial da Poesia e para ressignificar a praça na qual ocorreu um dos crimes mais bárbaros do país – a morte do índio Pataxó Gaudino dos Santos, que foi queimado enquanto dormia em uma parada de ônibus, em Brasília

Em junho de 2012 foi convidada a se apresentar na Cúpula dos Povos na Rio+20 (Museu da República – RJ, Tenda Ágora Ambiental, Museu de Arte Moderna – MAM) e também realizou intervenções urbanas com poesia pelas ruas do Rio. Em outubro do mesmo ano, Marina realizou a segunda edição do projeto Declame para Drummond, um intercâmbio de poesia autoral em homenagem ao poeta que completaria 110 anos no dia 31 de outubro. O coletivo, formado, coincidentemente, por 110 poetas de todo o Brasil, distribuiu milhares de poemas em suas cidades para que fossem encontrados “no meio do caminho” por algum ilustre desconhecido. Os poemas autorais foram distribuídos em todos os estados do Brasil, em algumas cidades de Portugal, Espanha, Itália, Noruega, Suíça, Timor Leste, para os brasileiros que lá se encontravam.

No Rio de Janeiro, Marina foi selecionada para participar do Festival Internacional de Teatro Home Theatre em 2013, onde dirigiu e atuou em um espetáculo poético autoral. Ainda na Cidade Maravilhosa, a poeta fez parte da coordenação do Movimento Rio Capital da Poesia e participou da mesa de abertura da Semana da Poesia 2013 na Biblioteca Nacional ao lado de poetas contemporâneos como Sérgio Vaz (Cooperifa – SP), Thereza Roque da Motta (editora Ibis Libris) – transmitido ao vivo em rede nacional, entre outros.

SERVIÇO:

LOCAL: CEILÂNDIA NORTE EQNM 18/20, PRAÇA DO CIDADÃO, SEDE JOVEM DE EXPRESSÃO . TEL 3372-0957

INÍCIO : 08/04/2014  ( todas as TERÇAS e QUINTAS)

HORÁRIO: 14h às 17h30

 

Imagem Renato2. OFICINA DE INTERVENÇÃO URBANA COM RENATO MOLL

A Oficina teórica prática de Renato Moll utilizará a intervenção urbana como principal  ferramenta. Intervenção urbana é uma linguagem artística contemporânea na qual as obras de arte dialogam com o espaço físico das cidades. O artista ou coletivo de artistas, extrapolam os ambientes tradicionais da arte, ajudando a ampliar a percepção das pessoas com o exercício do olhar e do refletir. A ideia é provocar pensamentos críticos e investigativos sobre a dinâmica dos relacionamentos entre as pessoas, a cidade e os valores da sociedade.

Renato Moll acredita que ao comunicar sua perspectiva de transformação, colabora para fomentar posturas equilibradas, trabalhos coletivos e relações mais fluidas e harmônicas. Ele dedica-se a compor redes que estimulem o compartilhamento de conhecimentos, a expressão artística, o engajamento político e as lutas sociais. Trabalha para reduzir a velocidade de buscas por lucros financeiros a todo custo. É colaborador na Rede 10porHora (www.10porhora.org), e no Coletivo Palavra (www.coletivopalavra.com.br).

SERVIÇO:

LOCAL: CEILÂNDIA NORTE EQNM 18/20, PRAÇA DO CIDADÃO, SEDE JOVEM DE EXPRESSÃO . TEL 3372-0957

INÍCIO : 11/03/2014  ( todas as TERÇAS e QUINTAS)

HORÁRIO: 14h às 17h30

 

Imagem Pedro 3. OFICINA DE CRIAÇÃO DE PERSONAGEM COM PEDRO SANGEON

Nesta oficina vamos aprender o caminho e os atalhos para criar um Personagem ( símbolo e/ou ícone gráfico). Teremos a oportunidade de criar um personagem com as questões sociais, humanas e filosóficas mais inquietantes para cada um(a). Encontrar soluções criativas, idéias, formas que fazem pensar, criticar, refletir; enfim, diálogos que criem um contato direto e impactante com a sociedade.

Pedro Sangeon é Artista plástico, Ilustrador e Meditador. Nos últimos 10 anos, produziu uma coleção de trabalhos de arte pensados para os espaços públicos, entre intervenções, ilustrações e cartazes. Encontrou na criação de personagens e tirinhas, uma forma rápida e eficaz de transmitir suas ideias e questionamentos. É o criador do personagem GURULINO, tirinha de humor inteligente e contemplativo que vem conquistando muitos seguidores pela cidade e na internet.

SERVIÇO:

LOCAL: CEILÂNDIA NORTE EQNM 18/20, PRAÇA DO CIDADÃO, SEDE JOVEM DE EXPRESSÃO . TEL 3372-0957

INÍCIO : 04/02/2014  ( todas as TERÇAS e QUINTAS)

HORÁRIO: 14h às 17h30
OFICINAS REALIZADAS EM 2013
1. Oficina de Graffiti com Jú Borgê

 Juliana Borgê é Artista plástica. Iniciada pela costura, passou para o desenho ainda pequena e,  em seguida, descobriu o grafitte. E nele, também se descobriu. Com o seu trabalho, Juliana insere um universo de delicadeza em meio ao caos das ruas. Atua em diferentes suportes, agregamentos de matérias, figurações,comportamentos envolventes de linhas. Tentativas de um processo de resignificação, para o despertar  do olhar.

 
SERVIÇO:

LOCAL: SALA DE ARTES CÊNICAS CEMEIT – TAGUATINGA

DATA: Terças- feiras – MAIO – dias 07, 14, 21 e 28; JUNHO – dias 04 e 11.

HORÁRIOS:  8:00 às 11:30 hs.

2. OFICINA DE PALAVRA E POESIA COM GÉRSON DEVERAS                                                                                                                                     

“Fazer o bem olhando a quem, só pra ver o bem que fazer bem faz”, estas são palavras de Gérson Deveras, fazedor de multi-arte brasiliense (poeta, cantor, compositor, vídeo-maker, performer e dj) e oficineiro do MP de Palavra e Poesia. Sua ligação com a poesia veio por intermédio de seu pai. Segundo ele, por ser tênue a divisão entre palavra escrita e cantada para começar a fazer música foi um pulo.

Nas oficinas, Gérson irá trabalhar desde o haicai (estilo de poesia japonesa que valoriza a concisão e a objetividade), passando pelo tanka (que é um outro estilo de poesia japonesa, com 5 versos), a poesia dadaísta (precursor do surrealismo), o modernismo brasileiro, a poesia beatnik (um movimento comportamental, aquém de literário) e a poesia marginal (cujo enfoque será a geração mimeógráfo, que usava meios alternativos de difundir sua poesia), entre outros.

SERVIÇO:

LOCAL: SALA DE ARTES CÊNICAS CEMEIT – TAGUATINGA

DATA: Segundas e Quartas, JUNHO – dias 03, 05, 10, 12, 17 e 19.

HORÁRIOS: 13:30 às 17:00

3. OFICINA DE CRIAÇÃO DE PERSONAGEM COM PEDRO SANGEON

Nesta Oficina vamos aprender o caminho (e os atalhos!) para confeccionar  um Personagem ( símbolo e/ou ícone gráfico), para usá-lo como Arte e Intervenção Urbana.  Vamos ter a oportunidade também de criar um arquivo temático pessoal, com as questões sociais, humanas e filosóficas mais inquietantes para cada um – a alma do Personagem. Encontrar soluções criativas, idéias, formas que fazem pensar, criticar, refletir; enfim, diálogos que criem um contato direto e impactante com a sociedade.

Pedro Sangeon é Artista Multi-mídia e Investigador e Meditador. Durante os últimos anos, desenvolveu vários personagens para diferentes projetos artísticos, quadrinhos, contos e tirinhas. É o autor da tirinha de humor GURULINO, difundida já em vários países e um sucesso hoje na net e Facebook. Foi concebida em 2010, baseada em histórias reais, profundas e divertidas, vividas pelo próprio autor, em seus anos de viagem em contato com monges, mestres e gurus. Gurulino é reconhecido por seu humor espiritual e ao mesmo tempo espirituoso.

SERVIÇO:

LOCAL: SALA DE ARTES CÊNICAS CEMEIT – TAGUATINGA

DATA: Quintas – feiras . MAIO – dias 23 e 30 ; JUNHO – dias 06, 13, 20  e 27.

HORÁRIOS: das 13:30 às 17:00

 4. OFICINA DE INSTALAÇÃO e INTERVENÇÃO URBANA COM ANTONIO BIANCHO e JANAÍNA ANDRÉ 

 A oficina de instalação e Intervenção Urbana propõe uma aproximação de estudantes do Ensino Médio com a Arte Contemporânea por meio de uma abordagem da Arte Pública utilizando diferentes materiais e suportes urbanos. A oficina é teórico-prática e faz a articulação da proposta do projeto Mapa Gentil, com uma poética plástica visual coletiva a ser construída no curso. As rua do Centro de Taguatinga e a Praça do Relógio, serão abordadas como espaço interventivo e “Lugar poético” para um experimento instalacional de arte no espaço público da cidade.

A oficina de instalação tem como objetivo propiciar reflexões a cerca do mundo da arte contemporânea e da sua abordagem no espaço coletivo, público das ruas do centro de Taguatinga.

As proposições artísticas feitas pelos cursistas serão elaboradas a partir de suas relações dialógicas/críticas com esse espaço, observando e refletindo a respeito das questões cotidianas nas quais perpassam os estímulos culturais visuais urbanos, os direitos humanos e sociais, tomados como potentes matérias e temas sensíveis geradores de conceitos e sentido(s).

Antônio Bianco e Janaína André são integrantes do Projeto de Arte ENTORNO que trabalha com Intervenções Urbanas desde 2001. Janaína é diretora do projeto Mapa Gentil e acredita que a arte e a educação são capazes de transformar as realidades individuais e coletivas. Nas oficinas, a artista plástica fará uma introdução sobre o exercício do olhar sobre suportes urbanos tais como placas de trânsito, faixas de pedestres, suportes publicitários, objetos cotidianos e utilitários ressignificados no espaço urbano.

SERVIÇO:

LOCAL: SALA DE ARTES CÊNICAS  do CEMEIT- Taguatinga

DATA:  Terças e Quintas, de 30 de Julho a 22 de Agosto.

HORÁRIOS: das 14:00 às 17:00 hs



Se gostou, compartilhe!!!

Todos os direitos reservados Mapa Gentil 2015